segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O primeiro-ministro visto pelos amigos que o acompanham desde sempre….

"É um bom melão. Estamos em presença de um bom melão".(Miguel Relvas)
"Iam para a Adega do Ribatejo, no Bairro Alto, comer e beber até às tantas. Ele e Miguel Relvas ...... gastavam o dinheiro todo e depois não chegava para o táxi. Iam para casa a pé (Paulo Moura)
“Passos chegou a estudar canto lírico e até a inscrever-se num casting de Filipe La Féria, em que foi admitido. "Ele educa e cultiva a sua bela voz", diz Ângelo Correia.”
“Miguel Relvas diz que, desde jovens, ele era o líder porque era quem atraía as miúdas. "Eu sempre lhe disse: "Tu, um dia, vais ser líder do PSD"". “

Perfil publicado originalmente a 9 de Abril de 2010
Ele é forreta. Nisso os amigos estão de acordo. É agarrado ao dinheiro. Não à maneira de Manuela Ferreira Leite, que era a "dona de casa". Ele é mais do género de ir para a farra com os amigos. Já tinha esse hábito nos anos 80, quando era líder da JSD. Iam para a Adega do Ribatejo, no Bairro Alto, comer e beber até às tantas. Ele e Miguel Relvas e outros companheiros, nem todos da política. Gastavam o dinheiro todo e depois não chegava para o táxi. Iam para casa a pé. Mas valia a pena. Passos conversava muito, comia sopa de cenoura com feijão, bebia vinho tinto e cantava o fado. Por vezes à desgarrada, com outros cantores da fauna local, como era o caso de Quinzinho de Portugal, de quem ainda hoje é amigo. Tal como é ainda amigo de Relvas e dos outros. Era uma época de pândega, mas também de uma maneira diferente de viver a política: mais autêntica, mais afectiva. Forjavam-se relações e solidariedades políticas que perduravam, para além das conveniências de momento ou de divergências conjunturais.
Passos entrou para a JSD por causa de um campeonato de cartas. Naquele ano de 1978, estava em Vila Real e era Verão, o que significava três meses de tédio. Não havia praia, não havia piscinas, não havia nada para fazer. Pedro tinha 14 anos. Aos 12, tinha ido a Lisboa participar num congresso da UEC (União dos Estudantes Comunistas). Mas não se divertiu. Não se conversava o suficiente, as pessoas pareciam ter todas a mesma opinião. Na JSD, tudo parecia ser mais interessante.
Sempre foi assim: fazia tudo antes de tempo, ou depois de tempo.....Não entrara em Medicina porque, para ficar próximo da política, não quis concorrer para longe de Lisboa. Matriculou-se em Matemática. Depois tornou-se deputado em vez de consolidar a carreira profissional. Só regressou à faculdade, para estudar Economia, depois dos 30. Andou para trás e para a frente, fez tudo ao contrário do que era esperado.
É teimoso. Rígido e orgulhoso, faltam-lhe rins para quando é preciso driblar. ....
Há quem diga que é um político de plástico. Mas talvez se engane."Passos é um gestor", diz Relvas.
"Um bom melão"
Passos chegou a estudar canto lírico e até a inscrever-se num casting de Filipe La Féria, em que foi admitido. "Ele educa e cultiva a sua bela voz", diz Ângelo Correia. É um dos instrumentos da sua liderança natural. A beleza física é outro. Miguel Relvas diz que, desde jovens, ele era o líder porque era quem atraía as miúdas. "Eu sempre lhe disse: "Tu, um dia, vais ser líder do PSD"".
Os apoiantes no partido acreditam firmemente que ele, ao contrário dos anteriores líderes, se vai aguentar. Miguel Relvas usa um melão para exemplificar. É um fruto que só revela as suas qualidades quando aberto, na mesa. Antes, é difícil saber. Mas um especialista sabe interpretar os sinais - o toque, a cor, o cheiro, podem ser indicadores fiáveis sobre o conteúdo. Pois Passos também transmite os seus sinais, e Relvas está em condições de garantir: "É um bom melão. Estamos em presença de um bom melão".
“in Público”
Artigo completo link abaixo
http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/racional-gestor-timido-baritono-pedro-passos-coelho-e-um-lider-natural_1499216?all=1

1 comentário:

Anónimo disse...

Ganhamos um mau primeiro-ministro, mas nossos ouvidos foram poupados e a
música saiu a ganhar